Como cresce a alegria da mamã

Guia Infantil Guia Infantil Guia Infantil

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

dentição

oi meninas passei só para contar que a ines já tem 2 dentinhos, romperam segunda feira passada, imagino o que a minha princesa tem passado. mas como ela é uma bebe muito corajosa não se tem queixado muito mas nota-se que anda bastante aflitiva.
Fica tão engraçada sorrindo com os ratinhos a ver.
Logo 2 de uma vez só.
já a Beatriz esta bem mais atrasada, mas daki a pouco já cá estão.
bjs minhas lindas , um dia passo com mais calma tem muita novidade que ainda não vi.
bjs



Cada bebe assim que nasce possuem, escondido sob as gengivas, a base de seus vinte dentes de leite. Na realidade, começaram a serem formados durante o sexto mês de gestação, buscando no sangue materno todos os sais (cálcio, fluor e fósforo) indispensáveis para a formação do esmalte e da dentina. Mas quando eles começarão a aparecer? Em geral, os primeiros dentes apontam aproximadamente aos 6 meses, mas esta previsão varia de bebê para bebê. Alguns antecipam, outros atrasam, em geral um ou dois meses. Eis alguns sinais que antecedem o aparecimento dos primeiros dentinhos:
- Salivação abundante: é muito característico que os bebê "babem" de modo excessivo. O desconforto, a dor, ou a coceira provocados pelo estiramento das mucosas da gengiva provocam uma maior salivação. Tome cuidados especiais, secando constantemente a boca de seu bebê para evitar que a saliva irrite a pele do queixo e das bochechas.
- Gengivas inchadas: outro sinal muito característico, que geralmente provoca dor e incômodo. Pode-se notar embaixo das gengivas a marca do dente que está para nascer. O bebê se torna irritado, agitado, pode até perder o apetite e o sono habitual. Para aliviar o desconforto, passe uma gaze banhada em água fria, ou use uma pomada específica que você pode solicitar uma indicação ao pediatra. Evite dar ao seu filho alimentos ou bebidas quentes que aumentam a sensação de irritação.
- Vontade de morder: não confunda com fome ou agressividade o fato que seu filho pega tudo o que encontra e morde com tenacidade. É o modo que ele encontra para massagear suas gengivas, que tanto o incomodam. Compre brinquedinhos especiais de borracha, em gel ou que podem ser resfriados na geladeira.
- Febre e diarréia: muitas mães associam estes distúrbios ao fato que os dentes estão por nascer. Realmente, um pouco de febre ou uma diarréia imprevista podem ser causados pelo aparecimento dos dentes. Porém, preste atenção para não confundir estes sintomas como sendo pelo surgimento dos dentes com alguma doença mais séria.
Quando aparece o primeiro dentinho? O nascimento dos dentes tem um ritmo todo pessoal, que varia a cada bebê. Mesmo a cadência com que aparecem pode ser variável. Abaixo, temos uma tabela que mostra a periodicidade e a ordem em que eles aparecem:


Incisivos Centrais Inferiores
(6° ao 8° mês)
Incisivos Centrais Superiores
(7° ao 9° mês)
Incisivos Laterais Superiores
(8° ao 10° mês)


Incisivos Laterais
Inferiores
(10° ao 12° mês)



Primeiros Molares
(12° ao 18° mês)


Caninos
(18° ao 24° mês)



Segundos Molares
(24° ao 30° mês)



Primeiros Dentes
Permanentes
(entre o 6° ao 9° ano)